Quando vamos iniciar os trabalhos de Ponto Cruz, muitas vezes vamos em lojas de armarinhos, onde os vendedores estão despreparados para lhe fazer uma venda. Simplesmente lhe vendem linha, uma agulha e um pedaço de tecido. Mas temos que ter a atenção nos tipos de tecidos, nas tramas de tecidos ( no caso de Étamine, o número de quadrados por cm), qual a agulha é mais apropriada e os tipos de linhas que temos em opção no mercado.
Quando vamos pensar em um tecido, tenho como sugestão você iniciar pelo Étamine, é um tecido que oferece os pontos já delimitados, tanto na horizontal, como na vertical e possui muitas opções de cores para compra. O Étamine possui tramas que variam de 3 quadrinhos por cm a 8 quadrinhos por cm. Esses diferentes tamanhos existem para determinar o seu uso, seja para uma toalha de mesa, artigos para enxoval do Bebê, panos de copa, etc. Eu particularmente gosto muito de trabalhar com o Étamine de 6 pontos por cm, fica um trabalho delicado, fácil de fazer. Eu recomendo antes de iniciar um trabalho que seja feito bainha em volta do tecido, ou mesmo um ziguezague com a máquina de costura, isso vai ajudar a evitar problemas de linhas saindo do seu trabalho
Existem outras tecidos para se de trabalhar o Ponto Cruz, como o linho e o cânhamo. O cânhamo também lhe dá a opção de fios por cm, que vão de 8 a 12. Como exemplo a foto abaixo.
Os trabalhos realizados com o linho, são os mais cobiçados e difíceis de se fazer, cada ponto tem que ser contato fio por fio, mas o resultado final é incrível! O linho é indicado para lenços de mãos sofisticados, toalhas de mesa e panos de copa.
As agulhas podem ter um tamanho médio, trabalhe com a número 22 são fáceis de achar e ótimas para se trabalhar, sempre que for comprar peça uma agulha de ponta arredondada, em algumas regiões do Brasil, peça agulha sem ponta. Essas agulhas são confortáveis não te machucam e fazem um trabalho muito bom, quando for se trabalhar com tecidos de trama mais fina ou linho, use agulhas com ponta e finas, assim seu trabalho ficará delicado, e sem o risco de ficar com "buraquinhos"aparecendo.
Hoje no mercado nacional, temos algumas opções de linhas para bordado, sendo que duas marcas são achadas com mais facilidades, eu uso muito 2 fios da meada por vez, uso dois fios para dar um acabamento mais cheio e com as cores mas brilhantes. As cores valorizam o seu trabalho e as empresas líderes no mercado de linhas desenvolveram as cores para esta finalidade. Eu uso um fio na agulha quando vou bordar artigos de Bebê, pois ficam mais suaves e não agridem de forma alguma a pele delicada no Bebê.
Sempre ao iniciar os trabalhos grandes e que se exigem um degrade de cores, se certifique da quantidade da linha, muitas vezes os lotes podem variar as cores, mesmo elas tendo o mesmo número e pertencerem a mesma empresa ( isso já aconteceu comigo, tive que desmanchar o trabalho). Quando eu vou comprar linhas sempre pego duas meadas de cada cor utilizada, para não correr o risco.
Amantes do Ponto cruz, essas informações vão ajudar na compra do material ideal ao seu trabalho! Se tiverem dúvidas podem me enviar um email, ou um comentário, terei o maior prazer em ajudar.